carregando...

Notícias

25 de fevereiro de 2025

A Adequação Jurídica como forma de atrair mais Investidores

Empreender é inovar, mas para conquistar o interesse de investidores, é essencial estar em conformidade jurídica. Dados recentes revelam que as startups brasileiras enfrentam desafios sérios que podem comprometer sua competitividade e valor no mercado. 

A Associação Brasileira de Startups realizou o Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups em 2024 (https://abstartups.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Mapeamento-do-Ecossistema-Brasileiro-de-Startups-2024.pdf, s.d.) que revelou o seguinte cenário jurídico: 


42% das startups estão em situação fiscal irregular.  

44% não possuem o registro de marcas no INPI.  

53% carecem de cláusulas protetivas de direitos autorais em contratos.  

66% não possuem acordo de sócios para propriedade intelectual.  

69% ainda não têm um plano de adequação à LGPD.  

 

Essas falhas não só afastam investidores, mas também comprometem o futuro do negócio.

 

Uma boa consultoria jurídica, pode ajudar as startups a manterem-se por muito mais tempo no mercado, atraindo mais investimentos e se consolidando com mais segurança para todos os envolvidos. 

 

Algumas soluções aplicáveis: 

  • Faça acordo entre os sócios e entre estes e seus investidores. Quando a regra é clara, o jogo é mais seguro e transparente.
  • Realize um estudo tributário e saiba qual o melhor regime para o seu negócio. Você pode estar pagando mais impostos do que o necessário.  
  • Formalize cessões de direitos e proteja seus ativos com contratos sólidos. Investidores buscam segurança jurídica — e você pode oferecer isso.
  • Realize auditorias internas, implemente políticas de privacidade e capacite sua equipe. Mostre ao mercado que sua empresa valoriza dados e segurança.
  • Firme contratos. Organize fluxos de assinatura de contratos, crie diretrizes claras e evite surpresas que possam desvalorizar sua startup.

 

Não deixe que problemas jurídicos atrapalhem o crescimento do seu negócio. Faça da adequação legal o seu diferencial competitivo. Tenha uma boa consultoria jurídica e faço da sua startup mais sólida e atraente para investimentos.